Triplica número de internados com sintomas da Covid-19 na Santa Casa de Araçatuba
Saúde
Passou de dez pacientes no dia 11, para 30 neste sábado (19); Hospital Unimed tem 13 internados
Da Redação 21/12/2020A Santa Casa de Araçatuba, que atende pacientes de 40 municípios da região, tinha na tarde de sábado (19), 30 pacientes internados com sintomas da Covid-19. O número é duas vezes superior ao registrado no dia 11, quando havia dez pessoas em tratamento hospitalar nos leitos destinados ao coronavírus, todos eles com diagnóstico positivo.
Naquela sexta, havia quatro pacientes em leitos de isolamento e seis na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), atingindo aproximadamente 10% da ocupação de um total de 95 Leitos Covid do hospital, 20 deles de UTI. O boletim diário divulgado na tarde de sábado informa que dos 30 pacientes hospitalizados, 15 estavam com o diagnóstico confirmado para covid-19, oito deles na UTI, onde havia um nono paciente aguardando resultado de exame. Com esse número de internados, sobe para 31% a ocupação dos leitos Covid.
HOSPITAL UNIMED
O Hospital Unimed Araçatuba também vem registrando aumento nos atendimentos a pacientes com sintomas de coronavírus. O boletim divulgado no sábado informa que havia 13 pacientes internados na Ala Covid, todos eles com a doença. Desse total, sete estavam na UTI e três eram mantidos intubados e em ventilação mecânica.
Nos primeiros 15 dias de dezembro, o hospital atendeu 653 casos suspeitos de coronavírus, número muito superior aos 447 atendimentos feitos em todo o mês de setembro, por exemplo. Até terça-feira, 169 pessoas que passaram pelo hospital no mês tiveram o diagnóstico confirmado por meio de exame, com 33 internações de pacientes com sintomas da Covid-19.
MORTES
Quando o boletim da primeira quinzena foi divulgado, na quarta-feira (16), não havia mortes registradas no hospital no mês. Porém, na quinta-feira o Hospital Unimed Araçatuba comunicou as mortes de dois pacientes com diagnóstico positivo para a doença, os dois ocorridos naquela tarde.
As vítimas são um homem de 80 anos que estava internado desde o dia 7 de dezembro, intubado e em ventilação mecânica. Não foi informada a cidade onde ele residia. O outro óbito foi de uma mulher de 66 anos, que foi internada na segunda-feira (14). Ela também estava intubada e em ventilação mecânica. Nesse caso, a reportagem apurou que a paciente era de Santópolis do Aguapeí.
REGIÃO
O site do governo do Estado, que tem os dados atualizados até as 16h de sexta-feira (18), mostra que a ocupação dos Leitos Covid na área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba estava em 29,7%, no caso dos leitos de enfermaria, e em 40,8% dos leitos de UTI.
Entretanto, a região teve um aumento de 11% nos casos positivos de coronavírus na semana, somando 26.056 casos na sexta-feira e crescimento de 118,2% nos óbitos, totalizando 614 mortes nos 40 municípios da regional desde o início da pandemia. Como comparativo, o Estado registrou queda de 5,1% nos casos da Covid-19 na semana e aumento de 6,1% nas mortes, números muito diferentes dos apresentados pela regional de Araçatuba.
PENÁPOLIS
Penápolis, que tem um Hospital de Campanha para atender os pacientes com sintomas da Covid-19, tinha 21 pacientes internados na unidade no sábado. Destes, sete eram da cidade. A UTI, que tem dez leitos, estava com seis deles ocupados. Um paciente é de Penápolis e os outros são de Bilac, Birigui, Buritama, Castilho e Glicério. A Santa Casa de Birigui atingiu 100% de ocupação dos Leitos Covid na semana passada, por isso, está exportando pacientes.
O hospital tem três leitos de suporte ventilatório disponíveis e um deles estava ocupado por um paciente de Glicério. Já a enfermaria, composta de 20 leitos, estava com 14 deles ocupados. Seis pacientes são residentes em Penápolis e os demais são de Andradina, Avanhandava, Birigui e Glicério.
MORTES
A cidade chegou na sexta-feira a 47 óbitos de pacientes com coronavírus. A vítima mais recente é um homem de 63 anos. Do total de óbitos, 24 são do sexo masculino e 23 do sexo feminino. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.