JOVEM PAN PENÁPOLIS

Tudo pronto em Penápolis e Comarca para a grande decisão do 2º turno das eleições

Política

Ao todo, são 47.524 eleitores aptos em Penápolis e outros 28.921 na microrregião

No sábado, em comboios com escolta da PM, urnas eletrônicas foram enviadas aos locais de votação

No sábado, em comboios com escolta da PM, urnas eletrônicas foram enviadas aos locais de votação. Foto: Gilson Ramos

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Chegou o grande dia de definições do 2º turno das eleições 2022 para presidente e governadores, nos Estados onde a decisão ficou para este domingo (30). Em Penápolis e cidades da microrregião, está tudo pronto para os eleitores exercerem o direito ao voto.

Cumprindo cronograma da Justiça Eleitoral, neste sábado (29), foram montadas as seções eleitorais para receber os eleitores e eleitoras aptos para o processo. As urnas serão abertas pontualmente às 8h, pelo horário de Brasília.

A votação se estenderá até às 17h e, em seguida, começa a apuração. No período da tarde, em comboios com escolta da Polícia Militar, as urnas e demais documentos utilizados pelos mesários foram enviados aos locais de votação.

O transporte foi feito em micro-ônibus fornecidos pelas prefeituras e a instalação e conferência dos equipamentos por técnicos e funcionários a serviço da Justiça Eleitoral. Em Penápolis, são 148 seções eleitorais distribuídas em 18 locais de votação.

De acordo com o cartório da 87ª Zona Eleitoral, estão aptos 47.524 eleitores. Os três maiores colégios eleitorais funcionam, nesta ordem: EE Dr. Carlos Sampaio Filho, com 16 seções e um total de 5.045 eleitores; Funepe, com 15 e 4.977 e a EE Adelino Peters, com 4.970, distribuídos em 15 locais.

Ficam sob a guarda do cartório outros 22 equipamentos de contingência, que poderão ser utilizadas em caso de substituições. No primeiro turno, ocorrido no dia 2 de outubro, houve a necessidade de uma troca, perto do final da votação, em uma seção na escola estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira.


COMARCA

Nas seis cidades da microrregião totalizam 110 seções, com um total de 28.921 eleitores aptos. Avanhandava é o município com o maior número de seções, com 27, e do total de eleitores, sendo 7.915 aptos, distribuídos em três locais.

Em Alto Alegre, são 16 seções em três locais, mais o Distrito de São Martinho d’Oeste, totalizando 3.648 eleitores aptos. Barbosa são 21 seções, com 5.268. Braúna são dois locais de votação, com 15 seções e um total de 4.283 eleitores.

Glicério conta com três locais de votação, que abrigam 16 seções e um 3.873. Por fim, Luiziânia vai votar em dois colégios eleitorais com 15 seções e 3.934 eleitores aptos.


DIREITO

Eleitoras e eleitores que não votaram no primeiro turno podem comparecer às urnas no segundo, desde que estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral.


DOCUMENTOS

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. É necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto.

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos. Entre as opções, estão: carteira de identidade; CNH (Carteira Nacional de Habilitação); identidade social; passaporte; certificado de reservista; carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar apresentando o e-Título desde que a sua foto já apareça por lá, ou seja, o e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral somente se estiver atualizado e com foto.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.