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Turismo e concessão do aeroporto podem contribuir com o desenvolvimento

Cidade

Trabalho vem sendo feito entre as secretarias de Desenvolvimento, Cultura e Turismo

Concessão do aeroporto de Penápolis poderá beneficiar setor econômico e turístico

Concessão do aeroporto de Penápolis poderá beneficiar setor econômico e turístico. Foto: Arquivo/JI

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Na visão do secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho, Fábio Ferracini, o turismo é um setor que pode contribuir para o desenvolvimento local. Para isso, a pasta tem trabalho em conjunto com a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), com o objetivo de divulgar os pontos atrativos da cidade, como os museus, o Santuário São Francisco de Assis e a Vinícola.

“Este setor é um bom negócio, pois gera empregos, impostos e recursos, trazendo inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais. Por isso, estamos estudando as formas de atrair os turistas regionais e de outros Estados para o nosso município”, disse. Ele ainda acrescentou que os trabalhos nesta área visam ainda à inclusão de Penápolis no MIT (Município de Interesse Turístico).

“Precisamos preencher uma série de requisitos e o secretário Lucas Casella tem trabalhado incansavelmente para isso, pois com a aprovação, o município passa a receber recursos anuais para realizar obras e melhorias, fomentando ainda mais o interesse de turistas regionais e de outros Estados em conhecer nossa cidade, girando a economia nos hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares e meios de transportes”, analisou.


AEROPORTO

Para Ferracini, a concessão do Aeroporto Estadual Dr. Ramalho Franco, cujo leilão está previsto para ocorrer em 15 de julho, poderá beneficiar também o setor econômico e turístico.

“Com a administração do espaço por uma empresa – nacional ou internacional -, melhorias serão feitas durante o período da concessão, havendo a possibilidade, inclusive, de recebermos voos comerciais, já que temos uma escola de formação de pilotos, que conta, atualmente, com 18 alunos e a Manav, uma oficina referência nacionalmente no conserto e manutenção de aeronaves”, finalizou.

Estudo feito na unidade prevê melhorias de R$ 6,5 milhões ao longo dos 30 anos de concessão. Inaugurado em 22 de fevereiro de 1986, o aeroporto atende a um importante polo industrial. Sua demanda de voos vem de empresas de diversos ramos, como irrigação, turismo, açúcar, construção e manutenção de aeronaves.

Ele possui uma pista de 1,5 mil metros de comprimento e, em 2012, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) investiu R$ 1,15 milhão com recursos do governo do Estado em reformas no espaço. No grupo em que o aeroporto de Penápolis está, a oferta mínima é de R$ 6,8 milhões e, para o Sudeste, de R$ 13,2 milhões. 



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