JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

TV TEM: Penápolis é destaque na sustentabilidade, cultura e fé

Cidade

Cidade foi à 9ª do Noroeste Paulista a receber a caravana em um jornal especial

Grande público participou e prestigiou a “Caravana 20 anos TV TEM” na frente do Santuário

Grande público participou e prestigiou a “Caravana 20 anos TV TEM” na frente do Santuário. Foto: Ivan Ambrósio

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Ontem (3), o projeto que comemora o aniversário da TV TEM, intitulado “Caravana 20 anos”, esteve em Penápolis. A emissora afiliada da Rede Globo, através desse projeto, percorre a região com suas equipes realizando grandes eventos em 20 cidades do Noroeste Paulista. Penápolis foi à nona cidade do Noroeste Paulista a receber a caravana em um jornal especial.

A apresentadora do TEM Notícias 1ª edição de Rio Preto, Nilessa Tait, comandou o telejornal em frente ao Santuário São Francisco de Assis, a partir das 11h45. Um grande público prestigiou a atração, que contou com diversos serviços da Prefeitura e Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), além de apresentações musicais. A caravana é realizada às sextas-feiras e vai 6 de maio, dia do aniversário de 20 anos da TV TEM.

“A cada sexta estaremos em praça pública com o nosso âncora da 1ª edição apresentando o jornal desse lugar, falando sobre a cidade, cultura local, enfim, o que tem para oferecer. Geralmente, são municípios que tiveram importância em alguma reportagem ao longo desses 20 anos da TV”, explicou o diretor de jornalismo Osmar Chor.

A proposta foi de proporcionar uma imersão na história e o modo de vida dos penapolenses, sendo apresentado no telejornal, que ainda contou com a integração entre as equipes da emissora de Rio Preto e da sucursal de Araçatuba, que produziram as reportagens especiais sobre a cidade e que foram exibidas.

A Prefeitura aproveitou para realizar mais uma edição do projeto “Prefeitura com Você”, reunindo os serviços oferecidos pelas secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade, Desenvolvimento Social e Daep. O evento contou ainda com diversas atrações para as crianças, como distribuição de pipoca e brinquedos, tudo de forma gratuita.


HISTÓRIA

As reportagens especiais produzidas para apresentar o município contaram suas origens com aspectos econômicos, religiosos e culturais até os dias atuais. A cidade tem 114 anos de fundação. Localizada a 479 quilômetros da capital paulista, Penápolis fica no Noroeste Paulista.

O município possui uma população estimada em 64.098 habitantes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em 2021. A história do município começou em 1908, quando o distrito tinha o nome de “Paz de Penápolis”, em homenagem ao presidente da época, Affonso Penna, pertencendo à comarca de Rio Preto até 1913.

Famílias de vários lugares buscaram oportunidade em Penápolis. Alessandra Jorge Nadai, encarregada do Museu Histórico, contou que a cidade surgiu a partir da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil.

“Essa região era inóspita e de difícil acesso. Como ir de São Paulo até o Mato Grosso? Essa ferrovia foi construída para ligar esses lugares de difícil acesso. Depois dela, veio o café”, relatou. Com isso, muitas pessoas se mudaram, com o objetivo de trabalhar nas lavouras.

“Vieram portugueses, espanhóis, japoneses, árabes, cada qual com sua cultura, língua diferente e costumes. Vieram para trabalhar nas fazendas de café, fazer lojas, tudo o que hoje forma Penápolis. Foi o café que levou a cidade e o Noroeste a serem ricos”, explicou.

Com o passar dos anos, a economia se diversificou. Atualmente, o setor de serviços é o que predomina na cidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento, Rubinho Bertolini, são mais de três mil empresas em funcionamento. “Penápolis é uma cidade estratégica. A localização, dentro do Noroeste, oferece o melhor para o empreendedor e isso atrai novos empreendedores”, disse.


SUSTENTABILIDADE

O município também é preocupado com o meio ambiente. Desde 2019, a educação ambiental é ensinada nas escolas. Como a ideia deu certo, o projeto se expandiu para as residências. Maria Francisca Bonini Manzano foi uma das primeiras moradoras a aderir.

“No começo, assumi uma caixa e venho fazendo adubo desde 2019. Foi muito bom para nós. Além de diminuir os resíduos, temos o adubo natural que é bom para as plantas. Isso facilitou, porque não preciso ir atrás de adubo. As plantas ficaram lindas, e o solo, bem cuidado”, contou.

De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Fernanda Campachi, o projeto é de baixo custo e complexidade. “Isso gerou um a mudança de comportamento na população, sem contar os benefícios ambientais. Folhas e cascas de legumes, pó de café, tudo é colocado na caixa de compostagem”, ressaltou.


MUSEUS

Penápolis conta com quatro museus. Um deles é o do Folclore, cujo acervo possui com mais de 12 mil peças de artistas da região e de outras partes do país. O outro é o do Sol, dedicado à conservação e exposição de objetos ligados à arte primitiva, a chamada arte Naif.

A cidade conta também com o Histórico. Nele, são preservadas peças que, de alguma forma, estão ligadas à fundação e desenvolvimento do município. Já o último atrativo é a Primeira Casa, uma das primeiras construções da localidade, responsável por abrigar os frades capuchinhos no início da construção do local.




O Santuário São Francisco de Assis é o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do de Canindé, no Ceará. Além de cuidarem do santuário, os freis contribuíram para a fundação da cidade. A igreja começou a ser construída em 1909 e ficou pronta 40 anos depois.

Em 1955, o prédio foi elevado à categoria de santuário e se tornou local de peregrinação de brasileiros e estrangeiros. Segundo o pároco e reitor do santuário, frei Haroldo José Beneti, algumas relíquias da época estão expostas em uma capela inaugurada em 2019.

“Elas geralmente são parte de alguma coisa da vida do santo: do tecido ou são pós do túmulo. Sempre é enviado para um lugar dentro de um relicário e fica exposto em um lugar sagrado”, frisou. Após a exibição das reportagens, uma grande fila se formou para tirar fotos com a apresentadora Nilessa Tait. (*) Com informações do g1 Rio Preto e Araçatuba



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.