Unidades de Saúde fazem testes gratuitos de HIV
Saúde
Resultado sai em poucos minutos e o procedimento é totalmente sigiloso
Da Redação 03/12/2020Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado na terça-feira (1º), Penápolis realiza a Campanha “Fique Sabendo”, de 1º a 7 de dezembro, oferecendo testes gratuitos de HIV e sífilis em todas as unidades de saúde. O objetivo é incentivar as pessoas sexualmente ativas a realizarem o teste rápido, principalmente aquelas que nunca fizeram o teste anti HIV e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce das pessoas infectadas, já que há tratamento para a doença.
Dessa forma, todas as unidades de saúde - Macros e postinhos - participam da campanha, oferecendo testes rápidos de HIV e sífilis gratuitamente, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Basta procurar a unidade mais próxima de sua residência e fazer o teste. O resultado sai em poucos minutos e o procedimento é totalmente sigiloso. Na Macro 2 – Postão, localizada no Centro, também haverá a realização de teste rápido de HIV no sábado (5), das 7h às 10h, além da ação durante a semana.
SAE
O teste rápido também é oferecido no SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids e Hepatites Virais), onde são disponibilizados à população teste rápido de HIV, sífilis e ainda testes de Hepatite B e C. Basta procurar o SAE de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O serviço funciona na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidades.
MOVECA
Assim como nos anos anteriores, o Moveca (Movimento Vestindo a Camisa) também aderiu à campanha e ofereceu testes rápidos de HIV e sífilis para os usuários na terça-feira. Hoje (3), a entidade aplicará os testes para as pessoas atendidas no SOS (Serviços de Obras Sociais), parceiro nesta ação.
Em Penápolis, a campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE – CTA. Vale ressaltar que todos os exames são gratuitos e sigilosos. Caso algum paciente tenha resultado positivo, a rede municipal de saúde oferece tratamento médico gratuito. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.