FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Unidades do CEL na região recebem matrículas para o 2º semestre

Educação

Em Penápolis, escola estadual Adelino Peters é um dos locais

Escola estadual Adelino Peters é uma das unidades na região que abriga o CEL

Escola estadual Adelino Peters é uma das unidades na região que abriga o CEL. Foto: Arquivo/JI

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Já estão abertas as matrículas para o 2º semestre nas unidades do CEL (Centro de Estudos de Línguas). Em Penápolis, a escola estadual Adelino Peters, que fica na avenida Dr. Antônio Define, 1.280, é um dos locais que leciona espanhol, inglês e japonês.

A quantidade de vagas variam conforme a demanda e disponibilidade de professores habilitados para ministrar em cada escola. Em todo o Estado, são 180 unidades. As aulas acontecem no contraturno das aulas ou aos sábados e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual.

Nos CELs, é possível estudar alemão, espanhol, francês, italiano, japonês e até mandarim. Para fazer as aulas de inglês e mandarim, é necessário estar cursando o ensino médio. Já para os demais idiomas, os estudantes devem estar matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental do ensino regular ou da EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou, em alguns casos, da rede municipal parceira.

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o centro. No ato, é preciso apresentar uma cópia do documento de identidade – RG - e declaração de matrícula com número do RA (Registro de Aluno). Menores de 18 anos necessitam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.


OBJETIVO

O CEL tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

A metodologia desenvolvida em sala de aula objetiva o desenvolvimento da prática oral e do aprofundamento de estudos relacionados com aspectos culturais, sociais e históricos dos idiomas. O rendimento dos estudantes é avaliado em processo e também por meio de provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar. (*) Com informações da Secretaria da Educação de SP



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.