Unidades escolares passam por dedetização e controle de pragas
Educação
Trabalhos são executados pela equipe de funcionários do Serviço de Vigilância Epidemiológica
Da Redação 10/02/2021Em mais uma ação realizada em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, todas as unidades escolares da rede municipal serão dedetizadas. A ação iniciou no sábado (6), quando foram contempladas a Emef Integral Profª. Montaha Gibara Ayub, no Residencial Haroldo Camilo, e a Emei Orentino Martins, no bairro Jardim.
Os trabalhos de dedetização através de pulverização e aplicação de barreira química para controle de vetores e pragas urbanas são executados pela equipe de funcionários do Serviço de Vigilância Epidemiológica, que passou por treinamento e capacitação. Anteriormente, esse serviço era terceirizado, gerando alto custo para o município.
Dessa forma, a equipe desenvolve o trabalho de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus; além de outros insetos como baratas, escorpiões, formigas, pernilongos, entre outros. Conforme cronograma, as próximas unidades a receberem a dedetização no sábado (13), serão os Ceims Dirceu Bertolli, na Vila Aparecida e o do Del Rey, além do prédio da Emef Armelindo Artiolli, ambos localizados no Jardim Del Rey.
Vale lembrar que a dedetização é realizada aos sábados, quando as escolas estão fechadas, por conta a aplicação do inseticida que pode prejudicar a saúde das pessoas. Ao final dos trabalhos, a equipe da Vigilância Epidemiológica emite um laudo de controle de praga para as unidades inspecionadas. As ações sanitárias devem continuar em todos os prédios escolares da rede municipal, incluindo ainda órgãos da saúde, mediante solicitação prévia ao Serviço de Vigilância Epidemiológica. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.