Univesp oferece 54 vagas para cursos gratuitos de graduação
Cidade
São oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo
Da Redação 02/03/2024Quem está interessado em cursar uma universidade gratuita pode aproveitar as inscrições para o vestibular da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Para o polo de Penápolis, são oferecidas 54 vagas em três eixos, Licenciatura, Computação e Negócios e Produção.
As inscrições devem ser feitas até o dia 08 de abril, às 21h, exclusivamente pelo site https://univesp.fatvestibulares.com.br/home/. São oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). Cada eixo oferece 18 vagas.
O custo da inscrição é de R$ 52,00. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.
Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, 2022 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 26 de maio, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 21 de maio. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2024.
CURSOS
Os alunos do Eixo de Computação farão a escolha entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos).
Já os ingressantes nas Licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração).
Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção cursam um ano básico e, no segundo, farão a opção entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).
O modelo garante ao estudante mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares.
Os cursos são totalmente gratuitos e realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.
O polo de Penápolis funciona temporariamente no prédio do Núcleo Incubadora de Empresas, localizado na rua João Fatori, 550, no Parque Industrial. Em breve, o polo da universidade estadual passará a funcionar na Escola de Profissões, prédio em frente à Prefeitura de Penápolis.
O espaço localizado na avenida Marginal Maria Chica, 1415, passou por ampla reforma para abrigar o polo educacional, a Escola de Profissões e a Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho. (*) Prefeitura de Penápolis/Com informações da A/I Univesp
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.