Urnas são levadas para as 119 seções eleitorais
Política
Serão usados 119 equipamentos e outros 17 estarão na reserva em caso de algum problema
Ivan Ambrósio 15/11/2020A 87ª Zona Eleitoral de Penápolis levou ontem (14) as urnas que serão usadas nas 119 seções neste domingo (15). Outros 17 equipamentos de contingência (reserva) poderão ser utilizados em caso de algum problema que venha ocorrer.
Durante a semana, funcionários do cartório lacraram os equipamentos para garantir a segurança na hora da votação. Em pequenos cartões de memória que foram colocados nos equipamentos, estão os dados dos mais de 47 mil eleitores e de todos os candidatos a prefeito – são seis - e vereadores (156).
Assim que os dados foram transferidos para as urnas, a equipe colocou um lacre em todas as entradas de acesso de mídia, cabos e até do interior do equipamento. As urnas somente serão ligadas pelos mesários a partir das 6h deste domingo.
O início da preparação começou desde a semana passada, quando houve o download dos arquivos da Justiça Eleitoral de informações de cada candidato, como o nome, número e foto. Estas informações foram introduzidas nas urnas, geradas em computador e armazenada nas mídias que são inseridas nos chamados ‘flashes’ dos equipamentos.
Além disso, cada dispositivo foi preparado com as atualizações emitidas diretamente da Justiça Eleitoral, garantindo a segurança e o funcionamento de cada urna conforme as normas estabelecidas. Vale lembrar que, nesta edição, 25 seções deixaram de existir.
Os equipamentos que seriam usados foram recolhidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por incompatibilidade com o sistema operacional. Com isso, não houve reposição, obrigando a realização de um remanejamento aleatório nos locais de votação.
No total, foram 1,8 mil eleitores realocados. Os pertencentes as extintas foram remanejados para outras seções dentro do próprio local de votação, não havendo prejuízos, ou seja, não será necessário que se desloque para outra escola.
Com a mudança, cada local onde haverá seção extinta, terá funcionários da Justiça Eleitoral, devidamente identificados, que orientarão os eleitores que não encontrarem sua seção de costume com o “apoio logístico”. Além das urnas, as escolas também foram preparadas de acordo com as normas estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.