Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
Saúde
Dose está disponível nas Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha), das 8h às 16h
Da Redação 02/07/2020O governo estadual liberou a vacinação contra a gripe para todas as faixas etárias. A partir de agora, toda a população pode tomar a dose contra o vírus Influenza nas Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha). Ela está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e é necessário levar a carteirinha de vacinação.
A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias. A ampliação do público-alvo é uma medida para reduzir o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede pública de saúde. A população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos.
COBERTURA
Apesar da ampliação do público, a secretaria municipal de Saúde alerta para a importância da dose no grupo prioritário da campanha. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, foi vacinado apenas 70% do público esperado, com a aplicação de 12.752 doses.
A meta é 90% da população-alvo. As menores coberturas foram registradas entre as crianças de seis meses a menores de seis anos e nos adultos de 55 a 59. Entre as crianças, foram vacinadas apenas 36,48%, o que equivale a 1.141 imunizadas. Entre os adultos de 55 a 59, apenas 787 de um total de 3.223, ou seja, apenas 24,42%.
O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, alerta que os índices são preocupantes. “Os públicos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde por apresentarem mais riscos de complicações caso sejam contaminados pelos vírus da Influenza. Temos uma vacina segura e gratuita disponível para proteger essas pessoas dessas doenças e precisamos da conscientização e comprometimento de toda a comunidade”, enfatizou.
A vacinação protege contra três vírus inativos o H1N1, o H3N2 e a Influenza B. “Neste período de pandemia, a imunização contra esses vírus se torna mais importante para aliviar a rede pública de saúde e facilitar o diagnóstico médico”, afirmou o enfermeiro.
GRUPOS
Além das crianças e adultos de 55 a 59 anos, são público prioritário da campanha: idosos acima de 60, trabalhadores que atuam na saúde nos serviços públicos e privados, profissionais da educação pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Também devem receber a dose prioritariamente integrantes das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas - mulheres no período até 45 dias após o parto - e pessoas com deficiência. (*) Com informações da Secom - PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.