JOVEM PAN PENÁPOLIS

Vacina da Gripe está liberada para toda população

Saúde

Vacinação é fundamental para proteger contra casos de síndrome respiratória aguda grave

A vacina é aplicada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, em todas as Macros de Saúde (I, II, III e IV)

A vacina é aplicada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, em todas as Macros de Saúde (I, II, III e IV). Foto: Reprodução/Internet

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina da gripe para todos os públicos maiores de seis meses de idade. Anteriormente, a vacina estava restrita a alguns públicos, como idosos, crianças e gestantes. A Secretaria alerta que a vacinação é fundamental para proteger contra casos de síndrome respiratória aguda grave.

Todas as pessoas com idade a partir de seis meses devem procurar uma unidade de saúde de referência para tomar a vacina contra a Influenza (gripe). A vacina é aplicada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, em todas as Macros de Saúde (I, II, III e IV).

Para ser vacinada, a pessoa deve comparecer a um desses locais, no horário de vacinação, com documento pessoal (CPF ou Cartão Nacional do SUS). Caso possua a carteira de vacinas, é importante levá-la também para registro da dose recebida e atualização.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram vacinados apenas 22,74% do público-alvo inicial da campanha. De um público estimado de 17.532 pessoas, apenas 5.187 se vacinaram.


ALERTA

O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, alertou que há um aumento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave, o que tem lotado os hospitais. “São casos graves que poderiam ser evitados com a vacinação. É muito importante que todos se protejam o quanto antes, pois a vacina demora cerca de duas semanas para oferecer a proteção”, destacou.

O secretário ainda enfatizou que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha devem procurar uma das salas de vacina o quanto antes. “Idosos, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 6 anos são grupos mais vulneráveis, com maior risco de complicação, por isso a urgência em se imunizar”, explicou o médico.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 10 de maio, foram registradas no SUS (Sistema único de saúde), 29.379 hospitalizações por vírus respiratórios, com 1.333 óbitos, sendo 69% causados por influenza A. Os vírus com maior circulação incluem o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a influenza A (H1N1) e o rinovírus.


ONDE SE VACINAR

Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546 - Jardim Eldorado)

Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99 - Centro)

Macro III (avenida Carlos Casela 822 - Santa Terezinha)

Macro IV (avenida Santa Casa, 2009 – Planalto)

(*) Com informações da Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.