Vacinação contra a Gripe acontece nas Macros de Saúde a partir de segunda-feira (7)
Saúde
A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. A meta é vacinar 90% do público-alvo da campanha
Da Redação 05/04/2025
Vacina contra a gripe utilizada nesta campanha é trivalente e composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Foto: Reprodução/Internet
Penápolis inicia na segunda-feira (07) a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A vacina contra a Gripe estará disponível para o público-alvo, nas Macros de Saúde I (Eldorado), II (Postão – centro), III (Santa Terezinha) e IV (Planalto), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. A meta é vacinar 90% do público-alvo da campanha.
Vale destacar que a vacina contra a gripe utilizada nesta campanha é trivalente e composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Segundo o secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a vacinação conta a gripe é extremamente importante para minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicação decorrentes da doença. A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
“A vacina é segura e reduz as complicações, as internações e as mortes decorrentes das infecções pelo vírus influenza. Além disso, reduz a sobrecarga dos serviços de saúde do SUS, tantos nos postinhos quanto na nossa Santa Casa, em relação ao atendimento em decorrência das doenças respiratórias”, explicou.
PÚBLICO-ALVO
Devem ser vacinadas contra a gripe as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde, população em situação de rua e professores e trabalhadores de instituição de ensino básico e superior público ou privado.
Também podem se vacinar profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Estão incluídas na campanha, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças renais, cardíacas, hepáticas e respiratórias crônicas, diabetes, obesidade grave, transplantados, imunossuprimidos e portadores de trissomias.
ONDE SE VACINAR
Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546 - Jardim Eldorado)
Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99 - Centro)
Macro III (avenida Carlos Casela 822 - Santa Terezinha)
Macro IV (avenida Santa Casa, 2009 – Planalto)
(*) Com informações Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.