AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Saúde

Imunização ocorrerá nas Macros e UBSs de segunda à sexta, das 7h às 16h

Cronograma da campanha é composto por 3 etapas, que se estenderão até 9 de julho

Cronograma da campanha é composto por 3 etapas, que se estenderão até 9 de julho. Foto: Ilustração

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Inicia nesta segunda-feira (12), a campanha de vacinação contra a gripe, que em 2021 visa atingir uma cobertura mínima de 90% no público de 18,5 milhões de pessoas no Estado. Em Penápolis, a vacinação ocorrerá nas salas das Macros 1 (Eldorado), 2 (Postão) e 3 (Santa Terezinha) e em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira.

É fundamental que quem foi ou for vacinado contra o coronavírus, priorize este imunizante e respeite o intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe. O cronograma da campanha é composto por três etapas, que se estenderão até 9 de julho.

A primeira começa na próxima semana e é destinada aos trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, puérperas - mulheres com até 45 dias após o parto - e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos.

Este grupo totaliza 5,5 milhões de pessoas que poderão ser vacinadas até 10 de maio. A partir do dia 11, será a vez dos idosos - pessoas com 60 anos ou mais - e dos professores das redes pública e privada, que somam mais 7,8 milhões de pessoas.

Já a terceira etapa começa em 9 de junho, alcançando 5,1 milhões pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos e haverá triagem diferenciada e orientações para quem apresentar sintomas respiratórios. A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra a Covid-19. Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.