Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população a partir de 6 meses
Saúde
Vacina utilizada nesta campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza
Da Redação 16/05/2023A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi ampliada para toda a população a partir de seis meses. É só comparecer em uma das salas de vacina da Macro 1 (Eldorado), 2 (Postão – Centro) e 3 (Santa Terezinha) de segunda à sexta, das 8h às 16h.
A imunização é gratuita e é só apresentar a carteirinha. O secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho, explicou que a vacina é fundamental para reduzir as complicações das síndromes respiratórias.
“Com ela, evita-se complicações e as internações por infecções respiratórias são reduzidas. É importante ressaltar que a vacina é totalmente segura para todos os públicos”, destacou. Apesar da importância da vacinação de pessoas de todas as idades, a pasta alerta que alguns grupos possuem maior risco de desenvolver complicações da doença.
“A imunização contra a gripe é ainda mais importante para o público prioritário, como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou doenças crônicas”, enfatizou o médico.
Vale destacar que a vacina contra a Gripe utilizada nesta campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), portanto garante maior proteção às pessoas.
Ela é extremamente importante para minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicação decorrentes da doença; além disso, a vacina reduz os sintomas e diminui a sobrecarga nos serviços de saúde.
COVID
A secretaria também informa que segue liberada a aplicação da bivalente contra a Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos. A medida vale para quem já recebeu pelo menos duas doses há, pelo menos, quatro meses da última.
A imunização, que é gratuita, acontece nas salas de vacina das Macros 1, 2 e 3, das 8h às 16h, de segunda à sexta. É necessário levar documentos pessoais e a carteira.
A vacina bivalente oferece cobertura contra a variante ômicron, além da proteção contra a cepa original do coronavírus. (*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.