Vacinação contra Meningite C para professores e alunos de 15 a 19 anos
Saúde
Campanha ocorre nos meses de junho e julho; imunização acontece nas Macros
Da Redação 07/06/2023Seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Penápolis está efetuando a aplicação de doses da vacina contra a Meningite C em professores, agentes de organização de ensino que estejam em contato direto com os alunos em sala de aula e também adolescentes de 15 a 19 anos.
Essa campanha ocorre nos meses de junho e julho deste ano. Os que constam nesta lista devem buscar a Macro de Saúde de sua referência, no horário das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira, levando o cartão de vacinação e documento de identidade.
Segundo informou a pasta, entre 1º de janeiro e 22 de maio, foi registrado um aumento de 24,5% no número de pacientes com esse tipo de infecção em relação ao mesmo período de 2022, passando de 1.363 casos para 1.698.
Em todo o Estado, foram registradas, de janeiro a março, a aplicação de mais de 106 mil doses da vacina para crianças com menos de um ano. A cobertura neste público está em 81,3%. A meningite C é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal e é mais comum nos meses frios do inverno.
Os sintomas em casos leves são semelhantes aos da gripe, com dores de cabeça e febre presentes, mas, também apresentando rigidez na região da nuca. Casos mais graves podem apresentar também mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito e dor forte no pescoço.
Manchas avermelhadas pelo corpo são sinais de que a infecção está se espalhando rapidamente e que o paciente deve buscar imediatamente assistência médica. Todos os casos de meningite bacteriana exigem tratamento hospitalar, mesmo os que apresentam sintomas leves. (*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.