Vereador Batata “retorna” à Câmara ainda no hospital
Política
Presença remota ocorreu no primeiro dia da transferência da UTI para o quarto
Da Redação 27/09/2022No mesmo dia que deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e foi para um quarto, o vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) participou de maneira remota da sessão da Câmara de Araçatuba (SP), nesta segunda-feira (26).
Assim que abriu os trabalhos da sessão ordinária, o presidente da Casa, Alceu Batista Júnior, o Dr. Alceu (PSDB), falou da recuperação do parlamentar e da alta médica e informou que Batata participaria da reunião de maneira remota. Disse ainda que a boa evolução se deve às orações de amigos e parentes, pedindo que as pessoas continuassem com seus pedidos.
Logo no início do Grande Expediente – fase da sessão onde são lidas as correspondências, as proposições protocoladas na Câmara e apreciados os votos de pesar, aplauso, convocação de secretários e de informações oficiais e de interesse público – o vereador Batata pediu um “pela ordem” para fazer uso da palavra. Agradeceu a Deus pela recuperação, as pessoas que oraram por ele e a Santa Casa que, segundo o vereador, foi muito importante no acolhimento.
Ressaltou ainda que, embora esteja num quarto de hospital, está se recuperando e à disposição para trabalhar pela população.
Batata também fez uso da palavra após a leitura do texto da sanção da lei pelo prefeito Dilador Borges (PSBD) ao projeto do Plano Diretor do Turismo de Araçatuba, aprovado pela Câmara. Para ele, o turismo é um tema importante para a cidade e região e o projeto faz a diferença para muitas famílias.
TRATAMENTO
Batata deixou a UTI da Santa Casa de Araçatuba na manhã desta segunda, após ter boa evolução. Segundo boletim divulgado pelo hospital, ele esteve em um quadro muito grave por vários dias, mas reagiu bem às medidas médicas adotadas e à tecnologia que a UTI Geral possui. O tratamento será continuado no quarto normal, sem previsão de alta médica para casa, por enquanto.
Batata se feriu ao bater o Toyota Corolla que conduzia na mureta entre as duas vias da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), na altura do quilômetro 42, na noite do último dia 10. Ele foi socorrido inconsciente e precisou ser entubado.
Segundo a polícia, o parlamentar estava acompanhado de uma mulher de 34 anos, que disse se recordar apenas de que ele ultrapassava outro veículo quando perdeu o controle e bateu na mureta.
SUPLENTE
Apesar de o vereador estar há duas semanas afastado dos trabalhos legislativos, o suplente dele, Luís Fabiano da Silva Ferreira, o Bil da Zona Leste (PL), não chegou a ser convocado para assumir a cadeira do parlamentar, conforme foi cogitado pela Câmara.
Segundo o diretor da Casa de Leis, Antônio Lourenço Leal, o suplente deve ser convocado em caso de pedido de licença superior a 15 dias feito pelo detentor do mandato, o que não ocorreu, no caso do Batata. O parlamentar terá apenas que justificar as ausências em duas sessões.
Caso o vereador se ausente por período superior a 15 dias sem apresentar o pedido de licença, é feito o desconto do subsídio.
Bil da Zona Leste é funcionário público municipal da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) e teve 580 votos nas eleições municipais de 2020. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.