JOVEM PAN PENÁPOLIS

Vereador questiona saque do auxílio emergencial por servidores municipais

Região

De acordo com levantamento realizado pelo autor do requerimento, 114 funcionários públicos municipais teriam sacado irregularmente o benefício

Na avaliação do vereador, os casos podem configurar crime de estelionato

Na avaliação do vereador, os casos podem configurar crime de estelionato. Foto: Angelo Cardoso/Assessoria de Comunicação da Câmara

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Após receber denúncia de que funcionários da Prefeitura de Araçatuba estão entre os beneficiários do auxílio emergencial do governo federal, o vereador Lucas Zanatta (PV) está pedindo esclarecimentos ao Poder Executivo Municipal. O requerimento está entre as cinco solicitações de informações oficiais aprovadas durante a 21ª Sessão Ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (03/08) por meio de videoconferência.

De acordo com levantamento realizado pelo autor do requerimento, 114 funcionários públicos municipais teriam sacado irregularmente o benefício. Os nomes já foram entregues à Prefeitura. “O assunto é muito sério. Temos que entender que dinheiro público não é um dinheiro sem dono”, disse Lucas Zanatta. Ele quer saber se o Executivo alertou os funcionários para não tentarem obter o auxílio emergencial e quais as medidas que serão adotadas diante de casos confirmados de irregularidades.

Na avaliação do vereador, os casos podem configurar crime de estelionato. “Infelizmente, temos notícia em todo o Brasil de várias pessoas que não se enquadram, mas se cadastraram e receberam o benefício”, lamentou.


SISTEMA FALHO

O assunto foi debatido pelo plenário virtual. O vereador Denilson Pichitelli (PSL) cobrou investigação e responsabilização. “Se houve má fé, o servidor tem que arcar com as consequências”, ponderou.

O vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) falou sobre as falhas do sistema. “Ou o sistema do governo federal é falho, ou eles querem mesmo que seja falho, pois sabemos que o governo federal pode cruzar dados imediatamente”, afirmou o parlamentar.

Já o vereador Dr. Jaime (PSDB) falou sobre a competência para a investigação. “Investigação criminal só o órgão policial pode fazer com propriedade, autonomia e legitimidade”, explicou.

No mesmo sentido, foi a fala do vereador Professor Cláudio (PMN). “Quem vai investigar isso não é o governo municipal, nem o estadual, mas o federal. Demoramos tanto nessa discussão e vereador não tem autonomia nenhuma nessa questão”, concluiu.

O vereador Dr. Almir (PSDB) também comentou o assunto. “Aquele que recebeu de forma indevida e fez alguma doação para entidade beneficente continua incorrendo em crime”, alertou.


REGULARIZAÇÃO

O vereador Lucas Zanatta assina ainda requerimento de informações oficiais, aprovado na 21ª Sessão Ordinária do ano, sobre a regularização de lotes situados na rua Pedro Grassi, no bairro São Sebastião.

Os outros três pedidos de informações aprovados pelo plenário são de autoria do vereador Arlindo Araújo (MDB). O parlamentar questiona a Prefeitura sobre o número de pessoas atendidas pelo Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 desde a sua inauguração, o valor dos compromissos já assumidos pelo Poder Executivo para os próximos quatro anos e a contratação de empresa que fará sinalizações turísticas no município. (*) Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.