Vereadora faz palestra sobre acessibilidade em encontro nacional
Política
Em sua palestra, Letícia enfocou especialmente dificuldades para acessibilidade em órgãos públicos
Da Redação 17/06/2023A Câmara de Penápolis foi destacada quarta-feira (14), no 6º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, realizado em 2023 em Jundiaí, com palestra feita pela vereadora e presidente do Parlamento Regional de Penápolis, Letícia Sader (MDB), no tema acessibilidade.
A emedebista repercutiu as ações que liderou quando presidente do Legislativo penapolense, no biênio 2021/2022, para avanços na sede do mesmo no atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
As principais medidas efetivadas e informadas no evento foram adequações em banheiros, instalação de porta eletrônica na recepção, demarcação para estacionamento na parte interna e implantação de libras nas transmissões das sessões pela TV Câmara.
Em sua palestra, Letícia enfocou especialmente dificuldades para acessibilidade em órgãos públicos. A vereadora lamentou que muitos locais ainda são desprovidos de cuidados básicos, como disponibilidade de rampas.
“Como presidente do Parlamento Regional de Penápolis, ao participar de alguns eventos, passei por constrangimentos em algumas situações para composição de mesa de autoridades por falta de acesso para cadeirante e acessibilidade é muito mais que rampa”, disse.
A parlamentar acrescentou defesa para instalação de piso tátil (piso de borracha antiderrapante com textura e cores diferentes do calçamento ou piso que servem para orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão) e outras medidas com o envolvimento das pessoas com deficiência no geral.
“Nada sobre nós sem nós”, destacou. O Conexidades é realizado numa parceria da Multiplicidades, Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Associação Paulista dos Municípios, Associação de Desenvolvimento dos Municípios do Estado de São Paulo e Tribunal de Contas do Estado.
Além de acessibilidade, entre os temas discutidos estão reconstrução educacional, agrodigital, primeira infância – lugar de criança é no orçamento, financiamento da saúde nos municípios, reforma tributária, segurança pública no Estado de São Paulo, logísticas, ferrovias e PPPs. (*) Com informações da A/I da Câmara
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.