JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Vereadoras lideram Moção de Repúdio para deputado Arthur do Val

Política

Manifesto foi proposto pelas vereadoras Professora Jandinéia, Letícia Sader e Dona Vilma

Moção de Repúdio ao deputado Mamãe Falei foi aprovada por unanimidade

Moção de Repúdio ao deputado Mamãe Falei foi aprovada por unanimidade. Foto: Imprensa/Câmara

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou, em sua sessão segunda-feira (7), Moção de Repúdio ao deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei (Podemos), pelas declarações ofensivas e desrespeitosas às mulheres ucranianas e brasileiras.

O manifesto foi proposto através da Procuradoria da Mulher do Legislativo Penapolense, com liderança das vereadoras Professora Jandinéia (PT), Letícia Sader (MDB) e Dona Vilma (Republicanos). As declarações do parlamentar repudiadas pela Câmara Municipal ocorreram em áudios enviados pelo Whatsapp, nos quais ele menciona que as “mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”.

Na justificativa da Moção de Repúdio, Professora Jandinéia, Letícia Sader e Dona Vilma, consideram que Mamãe Falei demonstrou total desprezo pelo sofrimento e dignidade das mulheres, ao referenciá-las como objeto sexual no momento em que estão tentando sair do país, em busca de abrigo para proteger suas vidas.

“As palavras do deputado evidenciam que o machismo é um dado cultural que ultrapassa classes sociais e ideologia e deve ser penalizado exemplarmente. Esse fato lamentável veio à tona no mesmo dia em que o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia denunciou o estupro de mulheres ucranianas por soldados russos”, relatam as vereadoras.

“Esperamos que o deputado Arthur do Val peça desculpas à nação e às mulheres ucranianas, mas que também sofra as sanções políticas cabíveis, por ter se referido às mesmas de uma maneira tão infeliz e deplorável. Essa punição deve levar em consideração as notícias e a repercussão de áudios vazados, quando o deputado se refere às mulheres ucranianas de maneira leviana e vulgar, sendo que os comentários sexistas se referiam às policiais de fronteira e ele também compara às brasileiras. Como órgão político e institucional que atua em benefício e defesa da população feminina, a Procuradoria da Mulher reitera que todos os esforços continuarão sendo feitos em defesa dos avanços alcançados por meio de políticas públicas de proteção e empoderamento das mulheres”, complementam as vereadoras da Câmara Municipal de Penápolis.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.