BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Vereadores propõem a criação do Dia Municipal da Umbanda em Birigui

Religião

Tody da Unidiesel fez uma moção de congratulações para integrantes da religião

Vereador fez uma moção de congratulações para umbandistas e centros de umbanda de Birigui

Vereador fez uma moção de congratulações para umbandistas e centros de umbanda de Birigui. Foto: CMB/Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Os vereadores Cleverson José de Souza, o Tody da Unidiesel (Cidadania), e Wagner Mastelaro (PT), querem criar o Dia Municipal da Umbanda em Birigui (SP). O projeto de lei para instituir a data, que deverá ser incluída no calendário oficial da cidade, foi protocolado nesta segunda-feira (21), e ainda irá para votação em Plenário.

Conforme o texto, o Dia Municipal da Umbanda será comemorado anualmente em 15 de novembro, como já acontece em âmbito nacional.

A lei tem como objetivo “mobilizar a sociedade biriguiense acerca de um seguimento religioso importante, do ponto de vista do trabalho social, cultural e educativo desenvolvido na cidade; realizar e/ou promover seminários, conferências, palestras, feiras, exposições, encontros e outras atividades que visem o debate, a reflexão e o aprofundamento do conhecimento do segmento”.

Também visa reconhecer oficialmente esta religião secular e toda a sua contribuição para a cultura, costumes e histórias do Brasil, desmistificando e erradicando o preconceito e a discriminação sofridos por seus seguidores.


HOMENAGEM

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Tody da Unidiesel fez uma moção de congratulações para umbandistas e centros de umbanda do município pelo seu dia. Estiveram presentes na homenagem vários representantes da religião sincrética tipicamente brasileira, formada a partir de vários elementos da cultura religiosa nacional, como o catolicismo, espiritismo e cultos africanos.

Mãe Edna, Mãe Rosana, Mãe Kátia, Mãe Adriana Takada (Drica), Pai Marquinhos, Pai Gutto, Pai Thiago, Pai Toninho, Pai Clóvis, Pai Jefferson (Jé), Pai Michel, Pai Anderson, Pai Robson, Pai Nelsinho, Pai Nicola, Pai Gustavo, Pai Paulinho de Xangô, Pai Adelson de Ogun foram alguns dos nomes citados como representantes da religião pelo parlamentar, que também é pai de santo.

Na moção, Tody cita que tal sincretismo resultou da proibição imposta pelos senhores de escravos aos cultos tipicamente africanos. No entanto, aos poucos, a religião foi conquistando espaço. Em 1945 o médium José Álvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de umbanda da época, conseguiu a legalização do culto junto ao Congresso Nacional.


ORIGEM

Assim, em todo 15 de novembro, passou a ser celebrado o Dia Nacional da Umbanda. A data foi escolhida por ser o dia do surgimento da religião no Brasil, em 1908.

A doutrina se manifestou inicialmente por meio do médium Zélio Fernandino Moraes, em Niterói (RJ), já que também acredita no espírito que sobrevive após a morte. A umbanda, porém, tem raízes também no catolicismo, em rituais indígenas e nas religiões afro-brasileiras como o candomblé, mas foi organizada por Moraes com preceitos próprios.

Segundo a Federação Brasileira de Umbanda, os princípios básicos da religião são: a existência do princípio criador - o Deus onipotente e irrepresentável, as entidades espirituais, reencarnação; a Lei do Carma, entre outros. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.