JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Vice-governador participa de audiência pública sobre a criação da região de Penápolis

Cidade

Comporão Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Luiziânia e Penápolis

Implantação da ‘Região de Estado de Penápolis’ foi discutida na tarde de ontem (6)

Implantação da ‘Região de Estado de Penápolis’ foi discutida na tarde de ontem (6). Foto: Ivan Ambrósio

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

A implantação da ‘Região de Estado de Penápolis’ foi discutida durante audiência pública na tarde de ontem (6). O evento, realizado em um espaço no Penápolis Garden Shopping, contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), prefeitos, vereadores, deputados, entre outros convidados.

Durante o encontro, foi apresentada a proposta aos presentes e debatido o tema com autoridades locais e da sociedade civil. Inicialmente, a região seria composta por Penápolis, Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa e Luiziânia. Braúna e Glicério que, inicialmente, fariam parte da regional de Araçatuba, poderão ser incluídas. A proposta tem como premissas principais manter tanto quanto possível as divisões existentes, considerando também o nível de integração regional entre os municípios.

“A nova regionalização será fundamental para o futuro de São Paulo para continuar tendo políticas públicas organizadas e priorizadas pela sociedade. Por meio dessa nova região, teremos conselho participativo da sociedade civil e a oportunidade de buscar financiamentos internacionais do ponto de vista regional. Abriremos caminho para um futuro de investimentos de acordo com o que a região quer”, afirmou Garcia.

Um dos objetivos com a nova regionalização do Estado é fortalecer as políticas públicas regionais e de interesse comum entre as prefeituras, levando ações cada vez mais eficazes para a sociedade civil. O projeto foi desenvolvido com base em estudo feito em parceria com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

O prefeito Caíque Rossi (PSD) afirmou que a cidade está preparada para assumir como sede dessa região a ser implantada. “É motivo de muito orgulho sediarmos essa audiência e apresentar o projeto que, com certeza, trará muitos benefícios. Junto com os demais prefeitos da microrregião, estamos unidos para este desafio e, desde já, peço a inclusão das cidades de Glicério e Braúna em nossa região”, frisou.

Garcia explicou que, com essa mudança, o Estado contará com 36 regiões. “Estamos refazendo em todas as localidades e, no caso de Penápolis, os estudos mostraram que as cidades a estarem nessa regional são polos de geração de emprego e de qualificação profissional”, disse. Ele ainda elencou algum dos benefícios com a mudança.

“Os municípios poderão ter acesso a financiamentos e, o mais importante, continuaremos desenvolvendo o Estado para os próximos anos”, observou. A previsão é que as audiências sejam concluídas este mês e que o projeto vá para apreciação na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em setembro, podendo ser votado até o final do ano. Os interessados ainda podem compartilhar suas sugestões até o próximo dia 26 por meio do e-mail: audienciapublica@sdr.sp.gov.br.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.