JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Vigilância Epidemiológica investiga mortes suspeitas por dengue em Penápolis

Saúde

Ao todo, são três óbitos em análise; município vive epidemia da doença

Boletim será divulgado pela Prefeitura todas as sextas; cidade já registrou 793 casos positivos

Boletim será divulgado pela Prefeitura todas as sextas; cidade já registrou 793 casos positivos. Foto: Divulgação

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Boletim da Vigilância Epidemiológica de ontem (6) informou que está em investigação três mortes que possam ter ocorridas por dengue em Penápolis. O município enfrenta uma epidemia.

A Prefeitura, nesta semana, declarou situação de emergência diante do cenário de pessoas contraindo a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Até o momento, foram registrados 793 casos positivos, que é soma dos diagnosticados com exame e dos por avaliação clínico-epidemiológica.

Outros 462 aguardam o resultado. Ao todo, foram notificados 1.346. Desses, 71 tiveram resultado negativo e 20 foram descartados. Dados mensais mostram que, em janeiro, foram 19 casos positivos. Em fevereiro, houve 138 e, em março, 457. Abril computou 179 e maio, até então, não teve nenhum. O boletim será atualizado às sextas.


DECRETO

A Prefeitura decretou situação de emergência. Com a medida, o Executivo pode realizar algumas ações diferenciadas e emergenciais. A situação, conforme detalhado no documento, “representa um cenário epidemiológico preocupante”.

A ação foi tomada levando em consideração o relatório técnico do serviço de Vigilância Epidemiológica, apontando no primeiro quadrimestre deste ano uma progressão do número de notificações e casos.

Outro fator preponderante para a decretação foi que, no último levantamento do Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti), constatou-se infestação em diversos pontos da cidade.

A administração reforçou que a situação “extrapola a capacidade assistencial das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e do pronto-socorro, aumentando consideravelmente a quantidade de atendimentos, consultas médicas, leitos hospitalares, insumos, recursos humanos e materiais”.

A Prefeitura frisou que a medida se baseou nas diretrizes do Ministério da Saúde, que determina que situação epidêmica de dengue seja decretada quando a incidência permanecer em ascensão por quatro semanas consecutivas ou ocorra notificação de caso grave suspeito ou suspeita de óbito por dengue.

Para fortalecer e ampliar as ações e estratégias de combate ao mosquito, o decreto ainda instituí a “Sala de situação de combate à dengue”, reunindo representantes de todas as secretarias municipais.

Ainda farão parte o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Comuspe (Conselho Municipal de Saúde de Penápolis), Santa Casa, pronto-socorro, Unimed, Polícia Militar, Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Câmara.

O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito, bem como a incidência de casos da dengue, zika e chikungunya.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.