Vigilância Epidemiológica investiga novo caso de morte suspeita por dengue
Saúde
Ao todo, são quatro óbitos em apuração na cidade, que enfrenta uma epidemia da doença
Ivan Ambrósio 20/05/2022A Vigilância Epidemiológica de Penápolis investiga uma nova morte por suspeita de dengue, conforme divulgado em boletim da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (20). Ao todo, são quatro óbitos em apuração na cidade, que enfrenta uma epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que já decretou situação de emergência.
Em uma semana, foram registrados mais 85 casos positivos, passando a quantidade de 901 para 986 – soma dos diagnosticados com exame e por avaliação clínica. Ao todo, foram notificados 1.770. Desses, 71 tiveram resultado negativo e 20 foram descartados. Outros 693 aguardam resultados.
DADOS
Dados mensais registram que, em janeiro, foram 19 casos positivos e, em fevereiro, 139. Março teve 458 e abril fechou com 182. Até o momento, foram registrados, em maio, 188. Ações são desenvolvidas no município para conter a doença.
Dentre elas, está os apoiadores de combate à dengue que já iniciaram o trabalho preventivo de visita casa a casa, com orientações e eliminação de criadouros. Os profissionais receberam um kit de materiais, equipamentos de proteção individual e para a execução do trabalho.
O trabalho é feito por 85 agentes comunitários de saúde e 15 de combate à endemia. Há ainda a aplicação do inseticida, o “fumacê”.
O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), junto com as secretarias de Obras e Serviços e Agricultura, destacou a limpeza de terrenos e áreas verdes que já recolheram mais de 150 toneladas de materiais. Até o momento, a fiscalização já notificou mais de 400 proprietários.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.