Vigilância Epidemiológica investiga novo caso de morte suspeita por dengue
Saúde
Ao todo, são 5 óbitos em apuração no município, que enfrenta uma epidemia
Ivan Ambrósio 24/06/2022Uma nova morte por suspeita de dengue é investigada pela Vigilância Epidemiológica de Penápolis, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (24). Ao todo, são cinco óbitos em apuração no município, que enfrenta uma epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que já decretou situação de emergência.
Nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde registrou mais 115 casos positivos. Conforme detalhou a pasta, a quantidade passou de 1.029 para 1.144, que é a soma dos diagnosticados com exame e por avaliação clínica. Ao todo, já foram notificados 1.926. Desses, 81 tiveram resultado negativo e 22 foram descartados. Outros 679 aguardam resultados.
DADOS
Os dados mostram que, em janeiro, o município computou 19 casos positivos e, em fevereiro, 139. Março teve 461 e abril fechou com 225. Foram registrados em maio 281 e, até o momento, foram computados 19 casos em junho.
Ações são desenvolvidas no município para conter a doença. Dentre elas, está os apoiadores de combate à dengue que já iniciaram o trabalho preventivo de visita casa a casa, com orientações e eliminação de criadouros.
Os profissionais receberam um kit de materiais, equipamentos de proteção individual e para a execução do trabalho. O trabalho é feito por 85 agentes comunitários de saúde e 15 de combate à endemia. Houve ainda a aplicação do inseticida, o “fumacê”.
BOTA FORA
Recentemente, a Prefeitura promoveu a ação “Bota Fora” nos bairros Village Regina e Del Rey, recolhendo quase sete toneladas de materiais inservíveis. Durante a ação de limpeza, os moradores puderam se desfazer de objetos que possam se tornar um criadouro para o mosquito.
Em breve, o Executivo divulgará novas datas e bairros para a próxima etapa da campanha, de acordo com a evolução do número de casos da doença. Além da autarquia, o Bota Fora conta com o apoio do Tiro de Guerra.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.