Vigilância Epidemiológica notifica imóveis abandonados
Cidade
Ao todo, serão verificadas cerca de 400 propriedades
Da Redação 11/03/2022A Secretaria Municipal de Saúde alerta todos os proprietários de residências abandonadas para que efetuem a limpeza e façam a retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Esses locais contribuem para o aparecimento de animais peçonhentos e, com o período chuvoso, também se tornam focos de dengue, causando sérios riscos à saúde pública.
Diante essa situação, o Serviço de Vigilância Epidemiológica realiza inspeções e notifica os imóveis em situação de abandono na cidade. O trabalho visa identificar a quantidade, localização e estado das residências, além da origem do abandono que oferece riscos à saúde pública.
Ao todo, serão verificadas cerca de 400 propriedades. Todas as notificações serão publicadas no Diário Oficial do Município e, passado o período, serão lavrados autos de infração e multas para os casos de descumprimento.
MULTAS
Residências em estado de abandono, com mato alto e criadouros podem receber multa que varia de 173 a 346 UFP (Unidade Fiscal de Penápolis), cujo valor é de R$ 749,09 a R$ 1.498,18. A medida é regulamentada pela lei municipal 2.041, de 25 de fevereiro de 2015. O imóvel é notificado e o responsável tem o prazo de 15 dias para sanar as irregularidades, com a imposição de auto de infração e multa de 173 UFP.
Caso as irregularidades não sejam sanadas, após mais 15 dias, é lavrado um novo auto de infração com imposição de multa de 346 UFP. Os moradores que tiverem conhecimento de alguma residência nessas condições podem denunciar diretamente na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 (ligação gratuita).
A denúncia pode ser feita de forma anônima. Todos os casos são repassados à Vigilância Epidemiológica para as devidas providências. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.