JOVEM PAN PENÁPOLIS

Vigilância investiga outra morte por suspeita de dengue

Cidade

Prontuários da paciente estão em análise e aguardando resultados dos exames

Penápolis já registrou uma morte em decorrência da dengue esse ano; vítima era idosa

Penápolis já registrou uma morte em decorrência da dengue esse ano; vítima era idosa. Foto: Ilustração

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis investiga outra morte com suspeita de dengue na cidade. De acordo com a nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, os prontuários da paciente – que não teve a idade revelada – estão em análise e aguardando resultados dos exames.

Mais detalhes não foram divulgados pelo Executivo. No último dia 24, a Vigilância confirmou que uma idosa, morta no fim do mês passado, foi por dengue. Para a constatação, foi analisado o prontuário da paciente. Exame feito em laboratório particular testou positivo para a doença.

Detalhes da internação da idosa não foram informados pela pasta. O município registrou, até o momento, 404 casos positivos de dengue. Outros 138 aguardam resultado de exames e foram notificados 720. Destes, 177 foram descartados. Dados mensais mostram que, em janeiro, o município computou 102; em fevereiro, foram 133; março, 103 e, em abril, os casos positivos foram 67.

Diante do cenário, diversas ações estão sendo realizadas. Dentre elas, equipe de agentes de saneamento atuam, constantemente, na orientação da população e combate aos focos do mosquito. São realizadas visitas domiciliares, busca ativa de sintomáticos, manejo ambiental com retirada de criadouros, pulverização e distribuição de material explicativo e campanhas educativas. Recentemente, o Executivo contratou novos profissionais para atuar junto à Frente de Trabalho no Programa “Penápolis contra a dengue”.


COVID

Boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde mostra que, com relação à Covid-19, o novo coronavírus, Penápolis já registrou quatro casos positivos. Destes, dois vieram a óbito, sendo o empresário de 53 anos e um idoso, de 74, morador do Lar Vicentino.

Uma mulher, 53, que já havia testado positivo no teste rápido está recuperada e em casa e o quarto é de um homem, 90, que está internado desde o dia 26 no isolamento da enfermaria da Santa Casa. Outros quatro óbitos já foram descartados para coronavírus, sendo de pacientes com 69, 87, 92 e 38 anos.

Até ontem (5), foram notificados, oficialmente, 49 casos suspeitos da Covid-19. Cinco aguardam resultados dos exames laboratoriais e 40 foram descartados. Do total, 23 são homens e 26 mulheres. Com relação à faixa etária, três são em menores de 12 anos e seis estão na faixa de 13 a 30. Vinte e um pacientes têm idades entre 31 a 59 e 19 são idosos, com idade superior a 60. Os registros do boletim seguem as normas das resoluções estaduais.

A assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba informou, por meio de nota, que uma menina de nove anos, que está internada na unidade, teve material coletado para investigação da Covid-19 na segunda-feira (4).



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.