Vigilância Sanitária interdita clínica de recuperação para dependentes químicos em Araçatuba
Saúde
Foi feita notificação com prazo de 48 horas para retirada de todos os residentes
Da Redação 02/08/2023A Vigilância Sanitária de Araçatuba (SP) interditou na segunda-feira (31), uma clínica para recuperação de dependentes químicos, que estaria funcionando irregularmente na cidade. Durante vistoria, foi lavrado um auto de infração por falta de licenciamento sanitário, a interdição total cautelar da instituição e feita notificação com prazo de 48 horas para retirada de todos os residentes.
Segundo a Prefeitura, equipe da Vigilância Sanitária esteve no estabelecimento que funciona no bairro Jardim do Trevo, após denúncia de supostos maus-tratos recebida pela Polícia Militar por meio do telefone 190.
No boletim de ocorrência sobre o caso consta que a entidade, que seria vinculada a pastores evangélicos, seria alvo de maus-tratos e cárcere privado. No local, foi constatado que estava em funcionamento uma casa de recuperação de dependentes químicos.
Ainda segundo o registro, trata-se de um imóvel antigo, mas estava limpa, “com cheiro de cera para piso e de bolo recém-assado”. Ainda segundo a polícia, os internos aparentavam estar bem alimentados e a maioria se disse satisfeita com o tratamento recebido da instituição.
VISTORIA
Diante do que foi encontrado, os policiais acionaram a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Assistência Social, que encaminhou um enfermeiro, um assistente social e a coordenadora do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) para fazer uma avaliação.
Durante a vistoria, a Vigilância Sanitária constatou que o estabelecimento não possui alvará de funcionamento e foram alguns alimentos com data de validade vencida. Diante disso, foi lavrado auto de infração por falta de licenciamento sanitário e determinada a interdição total cautelar da instituição, com notificação de prazo de 48 horas para retirada de todos os residentes.
Foi feita ainda a notificação com 15 dias de prazo que seja providenciado o licenciamento sanitário para poder voltar a funcionar e, sobre os alimentos vencidos, a Vigilância Sanitária informa que tratam-se de apenas 10,5 quilos de produto. Mesmo assim, foi lavrado auto de infração e o termo de inutilização sumária.
INTERNOS
Com relação aos internos, segundo a polícia, havia 14 pessoas cadastradas, das quais, duas manifestaram interesse em deixar a casa. Três internos não foram localizados, pois dois deles estariam trabalhando. O terceiro teria saído à procura de emprego, segundo o que foi informado à polícia.
Em consulta à documentação dele, foi constatado que havia um mandado de prisão cível em aberto. Como não foi localizado, o mandado segue em aberto e ele é considerado foragido. O boletim de ocorrência foi registrado como maus-tratos e o caso será investigado. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.