FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Vigilância Sanitária interdita clínica de recuperação para dependentes químicos em Araçatuba

Saúde

Foi feita notificação com prazo de 48 horas para retirada de todos os residentes

Foi feita ainda a notificação com 15 dias de prazo que seja providenciado o licenciamento sanitário para poder voltar a funcionar

Foi feita ainda a notificação com 15 dias de prazo que seja providenciado o licenciamento sanitário para poder voltar a funcionar. Foto: Ilustração

FERREIRA ENGENHARIA RODAPÉ 1 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Vigilância Sanitária de Araçatuba (SP) interditou na segunda-feira (31), uma clínica para recuperação de dependentes químicos, que estaria funcionando irregularmente na cidade. Durante vistoria, foi lavrado um auto de infração por falta de licenciamento sanitário, a interdição total cautelar da instituição e feita notificação com prazo de 48 horas para retirada de todos os residentes.

Segundo a Prefeitura, equipe da Vigilância Sanitária esteve no estabelecimento que funciona no bairro Jardim do Trevo, após denúncia de supostos maus-tratos recebida pela Polícia Militar por meio do telefone 190.

No boletim de ocorrência sobre o caso consta que a entidade, que seria vinculada a pastores evangélicos, seria alvo de maus-tratos e cárcere privado. No local, foi constatado que estava em funcionamento uma casa de recuperação de dependentes químicos.

Ainda segundo o registro, trata-se de um imóvel antigo, mas estava limpa, “com cheiro de cera para piso e de bolo recém-assado”. Ainda segundo a polícia, os internos aparentavam estar bem alimentados e a maioria se disse satisfeita com o tratamento recebido da instituição.


VISTORIA

Diante do que foi encontrado, os policiais acionaram a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Assistência Social, que encaminhou um enfermeiro, um assistente social e a coordenadora do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) para fazer uma avaliação.

Durante a vistoria, a Vigilância Sanitária constatou que o estabelecimento não possui alvará de funcionamento e foram alguns alimentos com data de validade vencida. Diante disso, foi lavrado auto de infração por falta de licenciamento sanitário e determinada a interdição total cautelar da instituição, com notificação de prazo de 48 horas para retirada de todos os residentes.

Foi feita ainda a notificação com 15 dias de prazo que seja providenciado o licenciamento sanitário para poder voltar a funcionar e, sobre os alimentos vencidos, a Vigilância Sanitária informa que tratam-se de apenas 10,5 quilos de produto. Mesmo assim, foi lavrado auto de infração e o termo de inutilização sumária.


INTERNOS

Com relação aos internos, segundo a polícia, havia 14 pessoas cadastradas, das quais, duas manifestaram interesse em deixar a casa. Três internos não foram localizados, pois dois deles estariam trabalhando. O terceiro teria saído à procura de emprego, segundo o que foi informado à polícia.

Em consulta à documentação dele, foi constatado que havia um mandado de prisão cível em aberto. Como não foi localizado, o mandado segue em aberto e ele é considerado foragido. O boletim de ocorrência foi registrado como maus-tratos e o caso será investigado. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.