COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Vinícola Ferracini está na Rota Gastronômica do Estado de São Paulo

Cidade

Relação foi divulgada e reúne ainda restaurantes propriedades rurais, cafés e laticínios

Espaço conta com 3 mil videiras produtivas e mais 4,5 mil aguardando o enxerto

Espaço conta com 3 mil videiras produtivas e mais 4,5 mil aguardando o enxerto. Foto: Arquivo/JI

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

A Vinícola Ferracini, em Penápolis, está entre os estabelecimentos da região de Araçatuba na Rota Gastronômica do Estado de São Paulo. A relação foi divulgada recentemente e reúne ainda restaurantes propriedades rurais, cafés e laticínios das regiões turísticas Tietê Vivo e Pantanal Paulista, de seis cidades diferentes.

De acordo com o programa, o empreendimento surgiu após um estudo de viabilidade do solo e do clima para introduzir uvas viníferas nas terras da vinícola localizada em Penápolis, tendo a família Ferracini conseguido concretizar o sonho de produzir o próprio vinho, na região noroeste do estado de São Paulo, na qual foram pioneiros.

“O projeto foi implementado em etapas, com a implantação do parreiral e a construção da sede da vinícola, que conta com as instalações para a produção de vinhos e uma adega subterrânea, para o envelhecimento da bebida”, contou Mauro Ferracini, que está à frente do negócio, juntamente com o pai, Fábio Ferracini.

Atualmente, eles produzem três variedades de uva: Tannat, Cabernet Sauvignon e Syrah. São três mil videiras produtivas e mais 4,5 mil aguardando o enxerto. Após estudos e testes de viabilidade, o rótulo Lotte, produzido de uvas Tannat, foi o segundo colocado na Grande Prova de Vinhos do Brasil, e o rótulo Jacarandá conquistou a 15ª posição, um grande feito para a jovem vinícola.

São mais de 26 rótulos em seu portfólio, sendo que parte deles leva uvas de outros parceiros do estado e até vinhos produzidos no Sul do país. Com a ampliação do vinhedo, os empresários pretendem aumentar a produção para 8.000 garrafas, em dois anos.

A vinícola conta com 27 tonéis de carvalho, americanos e franceses, nos quais os vinhos são envelhecidos. “Cada safra resulta em vinhos que pedem por mais ou menos envelhecimento, então não existe uma regra para o tempo em que cada rótulo passa nos tonéis. O tempo nos mostra quando é chegada a hora de engarrafar a bebida e é nesse momento que entra a expertise do enólogo responsável”, completou Mauro.


INFORMAÇÕES

As informações de todos os locais estão no site do programa (sppratodos.com.br/rotasgastronomicas) e um vídeo contando as histórias dos pratos e estabelecimentos está disponível no canal do Youtube da Secretaria de Turismo e Viagens (youtube.com/c/SaoPauloTurismo). Os materiais servem para divulgar e fomentar o setor nas respectivas regiões.

Além da vinícola, participam os restaurantes de Araçatuba Philomena, Pedra Pura, Villa Grill, Doces Vovó Nice e Rancho das Videiras. De Birigui, Mané Simpatia, com o Caldo de Jegue. Em Bilac, Bar e Lanchonete Central Bilac, Queijaria Bela Vista e Restaurante Mamma Luiza.

Guaraçaí é Sal & Doce e, em Ilha Solteira, Bar e Restaurante do Porto, Fazendinha, Padaria Pão Gostoso e Restaurante Paranazão. Mirandópolis foi selecionado o Açaí do Marcos. Em Monções, Café Colonial Vó Chica e Restaurante da Leide.

Murutinga do Sul é o Pesqueiro SanMurai e, em Nova Independência, o Pesqueiro Pousada do Pacu. De Santo Antônio do Aracanguá, é a Lanchonete Bar do Robertão. Sud Menucci é o Restaurante Kyrlus. Em Suzanópolis, o Ponto X e, em Zacarias, o Pesqueiro São Luiz. Em Andradina, participam os estabelecimentos Bufalare Artesanal, Cachaça D’Lourenço, Planeta Grill & Burger, Rei do Gado Steak & Burger, Ribeirinhos Nascer e Sítio Bom Paraíso.


PROGRAMA

O Rotas Gastronômicas busca valorizar e ressaltar as identidades singulares presentes nas localidades, entre outros objetivos, promovendo roteiros turísticos gastronômicos do Estado com o intuito de incentivar a cadeia produtiva da alimentação e do comércio.

Para isso, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SecTur-SP) selecionou os 15 melhores elementos da gastronomia em cada região contemplada. Participam produtores, agricultores familiares, restaurantes, bares e similares, docerias, cafeterias, padarias, dentre outros que integram e caracterizam o turismo gastronômico da região, desde que possuam características regionais, relação com a cultura e história local, assim como potencial de atração de turistas.

A região turística Tietê Vivo é composta por 26 municípios: Alto Alegre, Araçatuba, Avanhandava, Barbosa, Bilac, Birigui, Brejo Alegre, Braúna, Buritama, Clementina, Coroados, Floreal, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, Glicério, Guararapes, Lourdes, Luiziânia, Monções, Penápolis, Piacatu, Planalto, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, Turiúba e Zacarias.

O Pantanal Paulista conta com 14 cidades: Andradina, Castilho, Itapura, Ilha Solteira, Guaraçaí, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Suzanápolis, Sud Mennucci e Valparaíso.



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.