JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Volta às aulas em Birigui será em 2 de fevereiro

Educação

Nas 2 primeiras semanas, ensino será remoto; após, passará a presencial e híbrido

Durante as 2 primeiras semanas, aulas serão remotas; após isso, passarão para o presencial e híbrido

Durante as 2 primeiras semanas, aulas serão remotas; após isso, passarão para o presencial e híbrido. Foto: Ilustração

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A volta às aulas na rede municipal de Birigui está programada para 2 de fevereiro. O anúncio foi feito pelo prefeito Leandro Maffeis (PSL), durante live na sexta-feira (15) pelo Facebook. De acordo com o chefe do Executivo, durante as duas primeiras semanas, as aulas serão remotas. Apenas após esse período é que passarão para o ensino presencial e híbrido. Não foram dados detalhes de como serão essas aulas remotas ou o ensino híbrido.

Também não foi informado sobre o retorno das creches. O prefeito destacou que as estratégias para o retorno gradativo das aulas ainda estão sendo definidas em conjunto com a secretaria de Saúde, para garantir a segurança dos estudantes. No entanto, lembrou que esse cronograma também depende da classificação da região de Araçatuba no Plano São Paulo, que prevê a retomada das atividades.


ESTADO

No Estado, a volta às aulas está marcada para 1º de fevereiro e, segundo declarações do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, em entrevista à CNN na sexta-feira (15), vai acontecer independente da classificação das cidades no Plano São Paulo.

“Vamos voltar independente da cor do Plano São Paulo, que prevê agora permissão de atividades presenciais mesmo em caso de bandeira vermelha. E não terá 30, 35 alunos por sala, como a escola anterior à pandemia: estamos falando em sete, oito, dez alunos por sala em formato de rodízio. O que não dá é para estar com tudo aberto, funcionando, e as escolas, que são fundamentais, essenciais para a sociedade, fechadas”, afirmou. Segundo o secretário, os prefeitos que não concordarem com o retorno terão de dar explicações que serão avaliadas.


CONCURSADOS

Durante a live, o prefeito respondeu também a questionamentos sobre o chamamento de profissionais que passaram em concursos. De acordo com Maffeis, eles são convocados para os cargos em vacância de forma gradativa. O chamamento já está sendo preparado para secretaria de Educação. Nesta semana, foi publicado edital com a prorrogação por mais um ano do processo seletivo 4/2019, homologado em janeiro do ano passado.

A seleção foi para as funções de educador auxiliar de oficina curricular, educador de creche, professor auxiliar, professor de educação especial, professor de educação infantil, professor 1 (1º ao 5º ano do ensino fundamental) e de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e professor 2 de educação física. A prorrogação considera a necessidade de pessoal temporário para o exercício das funções docentes.


UNIFORMES

Na semana passada, também foram publicados editais de pregão presencial para registro de preços para aquisição de kits de material escolar e calçados, destinados aos alunos da rede municipal de Educação. O primeiro pregão está marcado para hoje (19) e o segundo para amanhã (20). (*) Com informações do Hojemais Araçatuba



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.