COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Zezé é reeleita com 90% dos votos para presidência do Sindservpen

Cidade

Novo mandato começa em 21 de agosto e vai até 20 de agosto de 2024

De um total de 807 votantes aptos, participaram da eleição 542 servidores municipais, sindicalizados e em dia com suas contribuições

De um total de 807 votantes aptos, participaram da eleição 542 servidores municipais, sindicalizados e em dia com suas contribuições. Foto: Gilson Ramos

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Reeleição com grande aprovação dos servidores públicos municipais. Assim foi marcado o processo eleitoral para eleição da nova diretoria do Sindservpen (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Aposentados e Pensionistas de Penápolis). A reeleição da atual presidente Maria José Francelino, a Zezé, em chapa única, foi com índice superior a 90% entre os votos apurados.

O novo mandato começa no dia 21 de agosto e vai até 20 de agosto de 2024. Mesmo com o processo eleitoral mantido, há pedido por parte de um grupo de servidores interessado, para que toda a votação fosse anulada, e que a Justiça garantisse a participação na disputa com a inclusão de uma segunda chapa. O primeiro pedido era com liminar para impedir a eleição, o que não foi concedido. Também houve mudança no fórum de avaliação, saindo da esfera civil para a trabalhista.

De um total de 807 votantes aptos, participaram da eleição 542 servidores municipais, sindicalizados e em dia com suas contribuições. A chapa “Diálogo e Compromisso” obteve 493 votos. A apuração computou ainda 32 votos brancos, 7 votos nulos e 10 votos inválidos. Para garantir a eleição, era preciso, em qualquer número de votantes, o percentual de 50% mais um. Zezé foi reeleita com ampla margem de aprovação.

O processo foi auditado pela Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal e por representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Para estes organismos, o processo transcorreu dentro de legalidade respeitando a estatuto social do Sindicato.

Para o novo mandato, a presidente Zezé disse que houve preocupação em compor sua diretora com servidores representantes dos diversos setores da Prefeitura, garantindo assim uma ampla representatividade dos interesses da categoria (veja a composição da diretoria abaixo). “Tivemos muitas conquistas, mas temos ainda muitas outras demandas que nos motiva a continuar na luta”.

Zezé é servidora pública municipal desde 12 de novembro de 1991, na função de Auxiliar de Enfermagem. Desde a sua contratação trabalhou na sala de vacina da Macro II (Postão do Centro) até o mês de junho de 2016, quando assumiu a presidência do Sindicato com a renúncia do ex presidente. Em 2018 ela se candidatou pela primeira vez para a presidência da entidade sindical, e ganhou a eleição no ano de 2018.


ELEIÇÃO

Nos dias 23 e 24 de junho aconteceram as eleições do Sindicato dos Servidores de Penápolis, em um processo democrático e transparente, cumprindo as deliberações do estatuto da entidade. O pleito foi realizado de forma tranquila e acompanhado pela FETAM (Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal), através do assessor político Osmar Lopes.

Também compareceu para fortalecer o processo eleitoral a Presidenta da FETAM, Eunice Lopes, a qual afirma que neste momento de retirada de direitos da classe trabalhadora é extremamente importante uma diretoria firme nos princípios classistas de organização dos trabalhadores. “Se não tivermos sindicatos com vários setores organizados, o plano do governo Federal de retirar direitos trabalhistas pode vingar” alerta.

A presidenta da FETAM também faz alusão ao PL 32, referente à reforma administrativa. A dirigente diz que se os trabalhadores do serviço público não se unirem perderão muitos direitos, como mudança de nível, estabilidade no serviço público e licença prêmio. “Não são apenas os servidores que correm riscos com a reforma de Bolsonaro, pois a população também terá os serviços de educação, saúde e segurança reduzidos, visto que a palavra de ordem é terceirizar e cortar gastos”, conclui.
A atual presidenta do Sindserv, Maria José Francelino, reforça que o sindicato tem uma grande tarefa para o próximo período, que é estar junto aos servidores de todo estado para evitar a retirada de direitos. “Mesmo com forças contrárias cumprimos nossa meta de percorrer a categoria para garantir o direito ao voto a todo servidor sócio, e assim cumprimos o Quórum eleitoral. Nosso sindicato será plural e não de um único seguimento” finaliza a sindicalista.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.