Zona Azul começa com falhas no aplicativo e esvaziamento do centro
Cidade
Um dos principais motivos para o afastamento dos motoristas para o pagamento rotativo diz respeito principalmente à obrigatoriedade de retirar após 2h
Gilson Ramos 14/10/2025
Outro problema verificado foi com recebimentos via cartão e os pagamentos do estacionamento via QRCode que não permitia acesso. Foto: Colaboração
Problemas para pagamento da cobrança pelo estacionamento e esvaziamento de veículos no centro comercial marcaram o início da Zona Azul em Penápolis nesta segunda-feira (13).
Diferentemente do que se via até o último final de semana, e principalmente em dias de chuvas, como foi esta segunda-feira, quando nenhuma vaga ficava disponível, houve sobra para quem quisesse estacionar seu veículo, onde e quando desejasse.
Outro problema verificado foi com recebimentos via cartão e os pagamentos do estacionamento via QRCode que não permitia acesso. Problemas de instabilidade operacional teriam sido a justificativa de colaboradores da empresa permissionária para a exploração da cobrança da Zona Azul.
A empresa responsável pela exploração do serviço é a Rizzo Park, com sede em Indaiatuba, que já explora o mesmo serviço em cidades do estado de SP, como Catanduva, Marília e Indaiatuba, e cidades de outros estados, como Florianópolis e Chapecó, em Santa Catarina, Rio Branco (AC) e Guarapari (ES).
Um dos principais motivos para o afastamento dos motoristas para o pagamento rotativo, segundo informações obtidas pela reportagem, diz respeito principalmente à obrigatoriedade de ter de retirar o veículo após o tempo máximo de duas horas, procurando outra vaga.
Para um carro utilizar uma hora de estacionamento, é cobrado o valor de R$ 2. Caso o usuário passe deste período, permanecendo por uma hora e dez minutos, por exemplo, ele pagará o valor da hora cheia já utilizada mais o valor proporcional aos dez minutos utilizados.
Desta forma, ele deverá pagar um total de R$ 2,33. Não haverá desconto no valor pago caso o usuário utilize 50 minutos, por exemplo.
A medida não vale para ao motocicletas estacionadas em bolsões para elas destinados. Esses veículos estão isentos da cobrança da Zona Azul se devidamente estiverem nos bolsões para motos.
Também foi acertado na última semana que não haverá mais a necessidade de rotatividade dos mesmos, ou seja, poderão ficar por tempo indeterminado.
Com o esvaziamento do centro, os veículos migraram para outras ruas que integram o perímetro central de cobrança da Zona Azul.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.