Zona Azul volta com equipe reduzida
Cidade
Apae disponibiliza metade da equipe para se adequar ao período de funcionamento do comércio
Carlos Netto 23/06/2020Quem saiu às compras ontem (22), em Penápolis, foi surpreendido com a retomada da cobrança de Zona Azul para estacionar na área central, situação que não acontecia desde a implantação da quarentena, após a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.
Como o serviço começou às 12h, seguindo o horário do comércio, muitas pessoas já estavam com os veículos estacionados, o que gerou um pouco de desconforto para quem usuários e até as agentes que ouviam as tradicionais desculpas de que ‘não sabiam que estavam cobrando’, entre outras.
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis, entidade responsável pelo projeto, já havia confirmado o retorno da cobrança a partir ontem em toda sua área de cobertura. A diretora administrativa da entidade, Iara Alves de Lima, disse que o trabalho foi reiniciado ontem com metade do efetivo, em razão do horário de funcionamento do comércio.
“Como ele (comércio) está ficando aberto somente à tarde, colocamos metade do grupo nas ruas. As demais estão afastadas, conforme a MP (Medida Provisória) do governo federal que permitiu a suspensão dos contratos de trabalho desses funcionários”, informou.
Ainda ontem, a equipe responsável fazia uma avaliação do primeiro dia do retorno e, ainda esta semana, novas informações serão passadas sobre os serviços. Segundo Iara, a cobrança será feita apenas no horário de funcionamento do comércio local conforme decreto municipal, das 12h às 16h, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h30 às 12h30.
Em relação ao retorno das demais agentes, a Apae informou que isso dependerá da ampliação no horário. “A cobrança de estacionamento deve ser mantido durante à tarde até que haja alterações no horário de abertura do comércio. O valor também não sofreu alterações, sendo R$ 2,50 pelo período de estacionamento de até duas horas consecutivas.”, explicou.
SUSPENSÃO
A cobrança de estacionamento na Zona Azul, na região central da cidade ficou suspensa desde o mês de março, quando começou a quarentena em todo o Estado devido à pandemia da Covid-19. A diretora administrativa disse que, desde então, a entidade tem tido dificuldades para também manter outros serviços, mas espera que o retorno da cobrança, embora em tempo reduzido, consiga ajudar na manutenção das atividades.
“Como disse, somente um turno está trabalhando. As demais colaboradoras permanecerão aguardando o retorno do horário integral do comércio, para que a cobrança também tenha seu horário estendido”, observou. Iara entende que a retomada gradual pode ser o momento para que a entidade recupere o déficit mensal que ocorre desde o início da pandemia. Como vinha fechando no vermelho nos últimos meses, sem arrecadação, coube à Apae cobrir os gastos dos serviços.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.